top of page

Conheça o Formulário I-94

Atualizado: 10 de jul. de 2023


Muitas pessoas têm o desejo de viajar para os Estados Unidos, seja por motivos acadêmicos, lazer, a trabalho, entre outros, porém não sabem que além do passaporte e do visto, também é necessário o preenchimento do Formulário I-94.


O I-94, é uma prova do registro da entrada e saída de todas as pessoas que ingressam e saem dos Estados Unidos, e que apresentam um passaporte com visto válido e vigente, seja qual for o motivo da sua viagem. Sua emissão é feita online por via de regra, mas também é possível fazê-la em formato físico caso o viajante esteja ingressando no país por vias terrestres. A emissão deste formulário, é de responsabilidade do Escritório de Operações de Proteção de Fronteiras da Alfandega, que é uma subdivisão do CBP (Customs and Border Protection).


O viajante que realizou a emissão por via eletrônica, conta com o carimbo estampado no próprio passaporte, enquanto o formulário emitido sob a forma de papel, costuma tê-lo anexado junto a data de partida do próprio passaporte pelo agente do CBP. O formulário é um cartão pequeno branco quando é emitido fisicamente, ou um carimbo no passaporte quando feito eletronicamente. Logo, ambos contêm o tempo que o viajante é permitido permanecer nos Estados Unidos, além de ser uma prova legal de que o ingresso foi feito no país legalmente.


Em tese, todo e qualquer estrangeiro não imigrante que ingressa nos EUA por terra, recebe o Formulário I-94 fisicamente para preenchê-lo, e para aqueles estrangeiros não imigrantes que ingressam no país por meios aéreos e/ou fluviais, terão seu passaporte carimbado com o selo do I-94.


Existem casos em que estrangeiros não precisam preencher o formulário ou de receberem o carimbo do I-94, como por exemplo:

  • Estrangeiros que ingressam no país sob o Programa de Isenção de Vistos. (Mas devem obter um Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem, o ESTA).

  • Estrangeiros que ingressam no país sob o Compacto da Associação Livre.

  • Estrangeiros que ingressam acompanhados de Cartões BBC (Border Crossing Card).

  • E estrangeiros que ingressam temporariamente como membros de tripulação com o formulário I-95.

Caso o viajante deseje estender sua permanência nos EUA, ou deseja mudar seu status de imigrante enquanto estiver no país, o mesmo terá que inscrever-se no USCIS por dois modos: primeiro através do Formulário I-129, sendo uma petição para trabalho não imigrante. Ou então, pelo formulário I-539 sendo esta uma solicitação para estender o status de não imigrante. Da mesma forma, um estudante que se encontra em um visto tipo F, e pretende estender sua estadia nos EUA, este deve atualizar seu registro SEVIS (Student and Exchange Visitor Information System) e obter também um novo I-20.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page