top of page

Governo Americano Anuncia Política de Proteção aos Imigrantes Indocumentados


Nesta terça-feira (18), o presidente Joe Biden anunciou um pacote abrangente de reformas que promete transformar a vida de milhares de imigrantes indocumentados. A nova ordem executiva permitirá que cônjuges e filhos de cidadãos americanos solicitem residência permanente (Green Card) sem a necessidade de deixar o país, oferecendo uma proteção substancial contra a deportação.

 

A medida simplifica o processo de obtenção de residência ou autorização de trabalho para diversas categorias de imigrantes. Entre os beneficiados estão cônjuges de cidadãos americanos, enteados de cidadãos americanos menores de 21 anos e "dreamers", estrangeiros de até 31 anos que chegaram aos EUA ainda crianças e que não conseguiram regularizar sua situação. Além disso, a reforma de Biden facilitará a obtenção de vistos de trabalho para graduados de instituições de ensino superior americanas que recebam uma oferta de emprego altamente qualificada.

 

Estima-se que cerca de 550 mil imigrantes poderão se beneficiar das novas regras, que devem entrar em vigor entre agosto e setembro deste ano. Os pedidos serão avaliados individualmente e, se aprovados, os beneficiários terão um período de três anos para solicitar a residência permanente, durante o qual estarão autorizados a residir e trabalhar legalmente nos Estados Unidos. Após a obtenção do Green Card, os beneficiários poderão solicitar a cidadania norte-americana.

 

A ação também visa atrair importantes eleitorados latinos em estados decisivos, incluindo Arizona, Nevada e Geórgia, essenciais para as chances de Biden conquistar um segundo mandato. A medida representa um aceno aos defensores da imigração e progressistas, que criticaram Biden por ações restritivas anteriores, como as medidas para limitar o processamento de asilo na fronteira sul dos EUA.

 

Para ser elegível para o programa, a pessoa deve ter vivido nos Estados Unidos por pelo menos 10 anos e ser legalmente casada com um cidadão dos EUA, conforme comunicado da Casa Branca. O processo de inscrição será aberto até o final do verão. A residência permanente legal, conhecida como Green Card, permite que os imigrantes vivam e trabalhem legalmente nos Estados Unidos.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page