Francisco Wykrota

Dr. Francisco Henrique Martins Wykrota é advogado duplamente licenciado para exercer a advocacia nos Estados Unidos* e no Brasil, com mais de 20 anos de experiência profissional. Possui vários diplomas, incluindo um Mestrado em Direito (LL.M.) e um Juris Doctor (JD), ambos da Universidade de Miami, considerada uma das melhores universidades dos Estados Unidos e uma referência nos estudos sobre América Latina. Como estudante de direito na Universidade de Miami, ele teve a honra de receber o “CALI Excellence for the Future Award“, que é concedido anualmente ao melhor estudante de uma turma da faculdade de direito.

O Dr. Wykrota também possui especialização em Fusões e Aquisições – M&A pela prestigiada Universidade de Georgetown, Pós-Graduação em Direito Civil pela Universidade Milton Campos e bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, uma das melhores escolas particulares do Brasil. Ele também é um Paralegal certificado pela Universidade de Miami, membro de inúmeras associações profissionais como a American Bar Association – ABA, Florida Bar Association, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, American Immigration Lawyers Association – AILA, U.S. National Paralegal Association, South Florida Paralegal Association, dentre outras.

 

Embora o Dr. Wykrota tenha uma extensa experiência jurídica, ele teve a rara oportunidade de estudar e desenvolver suas habilidades avançadas em gerenciamento de projetos, incluindo um curso de Gerenciamento de Projetos (Project Management), posicionando-o como um profissional único e valioso no campo, capaz de usar suas habilidades para apoiar seus clientes.

Sua experiência profissional inclui práticas em escritórios de advocacia locais, nacionais e internacionais, tanto brasileiros quanto americanos, assim como em empresas multinacionais líderes em seus respectivos setores, como Arcelor Mittal (Aço e Mineração), Anglo American (Mineração), Bacardi-Martini (Spirits) e Boston Scientific (Dispositivos médicos). Durante suas atividades, ele teve a oportunidade de receber tarefas e projetos desafiadores, podendo usar suas habilidades especiais e únicas para apoiar as empresas e os seus clientes nos escritórios de advocacia, a fim de atingir os objetivos com redução de riscos e economia de recursos.

O Dr. Wykrota também apoiou muitos profissionais qualificados e investidores na migração e consolidação de investimentos entre o Brasil e os Estados Unidos, através de um trabalho detalhado e extenso, incluindo o suporte a solicitações de vistos de imigração. Suas habilidades para entender os sistemas legais e culturais alavancam suas habilidades para apoiar transações entre fronteiras (cross-boarder transactions) e profissionais de imigração e vistos de investimento. Ele é considerado um dos poucos profissionais capazes de entender profundamente a lei de imigração dos EUA para profissionais qualificados, permitindo que solicitem um visto de imigrante (green card) usando as melhores estratégias, visando alcançar um caminho eficiente e não estressante para o cliente e sua família.

Como profissional, ele alcançou um nível em que apenas uma pequena parcela de seus colegas chegou, sendo reconhecido como advogado de habilidades excepcionais, como afirmado por alguns dos mais prestigiados e renomados profissionais em sua área de trabalho, do Brasil e dos Estados Unidos, como um ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil e alguns executivos das principais empresas multinacionais, ocupantes de cargos de alto nível como diretores executivos, diretores financeiros, diretores de controladoria e diretores jurídicos globais.

* Advogado licenciado no estado da Flórida. Nos Estados Unidos, os advogados geralmente só podem exercer advocacia no estado em que fizeram e passaram no exame. Mas existem algumas exceções, como questões de leis federais, incluindo, entre outros, impostos federais e imigração. Um advogado admitido para exercer a advocacia em qualquer estado pode representar um cliente perante agências de imigração ou qualquer tribunal de imigração em qualquer outro estado. É importante notar que cada estado tem suas próprias regras para regulamentar a aprovação de um novo membro de sua associação e a maioria exige um exame que inclua não apenas amplo conhecimento sobre a lei estadual, mas também sobre conceitos federais e gerais de lei.

Licenças

Educação

  • Juris Doctor – University of Miami School of Law, 2017

  • LLM International Law – University of Miami School of Law, 2017

  • Paralegal Certificado – Universidade de Miami, 2015

  • Gestão de Projetos (Project Management Professional) – IETEC, 2013

  • Especialização em Fusões e Aquisições – Georgetown University, 2009

  • Pós-graduação em Direito Civil – Faculdades Milton Campos, 2008

  • Bacharel em Direito – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2005

Associações

  • The Florida BAR, membro

  • Ordem dos Advogados do Brasil, membro

  • AILA – American Immigration Lawyers Association, membro

  • ABA – American Bar Association, membro

  • National Federation of Paralegal Associations, membro

  • South Florida Paralegal Association, membro

  • SLABO – Latin-American Society for Biomaterials, Tissue Engineering and Artificial Organs, membro fundador

  • SIDEME – Sociedad Iberoamericana de Derecho Médico, membro

Prêmios

  • CALI Excellence for the Future Award®