top of page

Temporary Protected Status (TPS)


O Status de Proteção Temporária (TPS), ou em inglês, Temporary Protected Status, é um status concedido por tempo limitado a cidadãos de países designados pelo governo dos Estado Unidos, que se encontram dentro do território norte-americano quando as circunstâncias em seu país de origem tornam inseguro o seu retorno. Concedido a cidadãos de países afetados por conflitos armados, desastres naturais, condições extraordinárias ou temporárias, permite que indivíduos elegíveis a este programa vivam e trabalhem nos Estados Unidos temporariamente.


A duração de uma designação TPS pode ser de 6 a 18 meses e pode ser estendida por muitos anos. Pelo menos 60 dias antes da expiração da designação TPS, o Secretário do Departamento de Segurança Interna deve anunciar se estenderá ou encerrará a designação TPS.


Até o final de 2022, os países que se encontram designados para o TPS são: Afeganistão, Camarões, El Salvador, Etiópia, Haiti, Honduras, Iêmen, Índia, Mianmar, Nepal, Nicarágua, Síria, Somália, Sudão, Sudão do Sul, Venezuela.


Para ser elegível ao TPS, o requerente deve atender a diversos requisitos e estar de acordo com normas da USCIS. Caso seja aprovado, o requerente estará legalmente permito a trabalhar dentro dos Estados Unidos e viajar mediante permissão.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page