top of page

Visto Americano para Imigrantes


O visto americano de imigrante é um tipo de visto que permite que indivíduos se mudem permanentemente para os Estados Unidos. Ao contrário dos vistos de não-imigrante, que são destinados a estadias temporárias, como turismo, estudo ou trabalho temporário, os vistos de imigrante são para aqueles que desejam viver nos EUA permanentemente e eventualmente se tornar residentes permanentes legais (portadores de green card).

 

Existem várias categorias de vistos de imigrante, que podem ser divididas principalmente em três grupos: vistos baseados em família, vistos baseados em emprego e outras categorias. Os vistos baseados em família são destinados a indivíduos que têm parentes próximos que são cidadãos americanos ou residentes permanentes legais. As principais categorias são IR (Immediate Relatives), para cônjuges, filhos menores de 21 anos e pais de cidadãos americanos, e F (Family Preference), para parentes mais distantes de cidadãos americanos e certos parentes de residentes permanentes legais.

 

Os vistos baseados em emprego são para indivíduos que têm uma oferta de emprego nos Estados Unidos. As categorias incluem EB-1, para trabalhadores de habilidade extraordinária, professores ou pesquisadores destacados e executivos ou gerentes de multinacionais; EB-2, para profissionais com grau avançado ou habilidade excepcional; EB-3, para trabalhadores qualificados, profissionais e outros trabalhadores; EB-4, para imigrantes especiais, incluindo certos trabalhadores religiosos e empregados de organizações internacionais; e EB-5, para investidores que investem uma quantidade significativa de capital em uma nova empresa comercial nos EUA e criam empregos para trabalhadores americanos.

 

Outras categorias incluem vistos para refugiados e asilados, vistos de diversidade (DV Lottery) e outras categorias especiais, como o visto U para vítimas de crimes e o visto T para vítimas de tráfico humano.

 

O processo para obter um visto de imigrante envolve várias etapas. Primeiro, um parente ou empregador nos EUA deve apresentar uma petição em nome do solicitante, utilizando o formulário I-130 para vistos baseados em família ou o formulário I-140 para vistos baseados em emprego. Após a aprovação da petição, o caso é enviado ao Centro Nacional de Vistos (NVC), onde o solicitante deve fornecer documentos adicionais e pagar as taxas de processamento. Quando toda a documentação estiver completa, o solicitante será agendado para uma entrevista em uma embaixada ou consulado dos EUA. Durante a entrevista, o oficial consular revisará o caso e decidirá se o visto será concedido. Além disso, os solicitantes devem passar por um exame médico e fornecer provas de apoio financeiro. Se aprovado, o solicitante receberá um pacote de documentos para apresentar ao oficial de imigração no porto de entrada nos EUA, tornando-se residente permanente legal ao ser admitido, e recebendo posteriormente o green card. Este processo pode ser complexo e demorado, variando conforme a categoria do visto e as circunstâncias individuais.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page